(14) 9.9801-5897

Usar ou não a Chupeta?

Atualizado: 6 de Ago de 2019

Gostaria de frisar, como consultora em amamentação, que não estimulo o uso da chupeta, pois como sabemos, pode interferir no aleitamento, reduzindo o número de mamadas e ser um causador de confusão de bicos, deixando o bebê agitado enquanto tenta mamar e recusando por vezes o peito.

Agora, vamos falar da chupeta relacionada ao sono.

Muitos pais adotam o uso da chupeta, pois ela acalma e relaxa o bebê devido aos benefícios da sucção, mas precisamos entender e refletir em que momentos o bebê usa a chupeta, se como um conforto em momentos determinados pelos pais, ou como um acessório obrigatório para o sono.

Quando esse bebê precisa da chupeta para adormecer e acorda durante a noite e precisa por diversas vezes que os pais a recoloquem para que ele retome o sono, a chupeta está ocupando o papel de um acessório, que possivelmente está interferindo na qualidade do sono, mais do que ajudando.

Bebês menores de 6 meses não tem habilidade para recolocar a chupeta e precisam que seus pais a recoloquem, tornando o sono fragmentando e dependente dos cuidadores.

A habilidade para procurar e recolocar a chupeta aparece entre os 6 e 8 meses. Se o seu bebê está nesta fase, o ajude através de brincadeiras durante o dia, que ela consiga procurar a chupeta e recolocar, assim retornar ao sono se tornará muito mais rápido e sem depender dos pais.

3 visualizações