Tempo positivo

Resolver problemas com a cabeça quente não é a melhor opção, nem para você e nem para o seu filho!


Usar a estratégia do tempo positivo permite que vocês dois possam se acalmar e posteriormente encontrar uma solução para o problema enfrentado.

Para isso não basta apenas dizer “vá para o seu quarto pensar no que você fez!”, isso tem um tom punitivo e fará a criança sofre enquanto está sozinha.

O tempo positivo deve ser planejado em conjunto com a criança, explicando previamente como será feito e porque estão fazendo.

  1. Converse com a criança porque o tempo positivo pode ser útil, mostre como é importante se acalmar, esperar até que se sintam melhor para resolver o problema.

  2. Permita que a criança crie o seu espaço de tempo positivo: peça que sugira o que vocês podem colocar nesse espaço para que ela possa se acalmar, como ler, ouvir música ou simplesmente descansar.

  3. Desenvolva um plano junto com o seu filho com antecedência: mostre a ele que vocês dois precisam se acalmar, não apenas o adulto.

  4. Mostre que quando se sentem melhor, encontram melhores soluções para o problema.


É de extrema importância que nesse momento o tom não seja punitivo e sim de reconciliação “você acha que se sentiria melhor se fosse para o seu cantinho positivo para que depois possamos conversar?”.


E não deixe de mostrar que você também precisa se acalmar e pode se retirar do local, avisando que irá se acalmar para conversar depois.

Em muitos casos, somente o tempo positivo já é suficiente para interromper o problema de comportamento.


Conte nos comentário se você já usou o tempo positivo ou o que você achou desta técnica!!!

#momyassessoria #sonodobebe #disciplinapositiva

0 visualização

(14) 9.9801-5897