(14) 9.9801-5897

Seu bebê faz despertares noturnos sempre no mesmo horário?

Atualizado: 6 de Ago de 2019

Muitos bebês despertam sempre no mesmo horário na madrugada. Alguns voltam a dormir rapidamente e outros passam um período acordados, em ambas as situações eles podem voltar a dormir sozinhos, mas os pais por vezes vão ao quarto do bebê de forma prematura, podendo inserir um hábito no bebê toda vez que acorda neste horário. . É importante saber que os bebês enquanto dormem, no sono leve e nos breves despertares fazem os ruídos do sono, se mexem, fazem barulhos, resmungos mas podem voltar a dormir sozinhos. . Nos despertares mais longos, que podem estar associados a saltos de desenvolvimento, os bebês também podem voltar a dormir sozinhos. Mas se mesmo o bebê bem e feliz treinando sua habilidade, você vai até o quarto, pode também inserir um habito, tornar o despertar interessante. Não intervenha e não vá ao quarto enquanto o seu bebê estiver bem.

Atenda-o se chorar ou perceber sinais de fome. Resmungar e reclamar é diferente de genuinamente chorar. O que você faz quando seu bebê acorda ou se mexe na madrugada?

Vamos entender o que podemos fazer para que eles não aconteçam mais. Antes de mais nada, é muito importante que você tenha certeza que todas as necessidades do seu bebê foram atendidas, caso contrário ele poderá continuar acordando. Esses despertares que acontecem sempre no mesmo horário, normalmente foram hábitos criados durante algum período que esta criança acordou mais vezes como nos saltos de desenvolvimento. Nestes casos utilizamos uma técnica que chama “acordar para dormir”. Por volta de 45 minutos antes do horário que seu bebê desperta, você irá até o quarto e irá ninar ele dormindo, não é necessário pegar ou acordá-lo. O que você precisa é fazer leves movimentos na posição, emitir o chiado, dar batidinhas no bumbum, acariciar as costa. Isso fará com que ele que neste momento estará no sono leve, emende o ciclo de sono sem despertar. Faça por volta de 3 a 4 noites. Como em tudo, nada é absoluto e em alguns casos o despertar ainda pode permanecer. Caso se mantenha, tente por mais alguns dias.

11 visualizações