Saltos de desenvolvimento

Os saltos de desenvolvimento são períodos em que as crianças adquirem novas habilidades motoras, como rolar, sentar, engatinhar e cognitivas, apresentando uma nova visão do mundo, entendendo os acontecimentos, reconhecendo padrões, sequencias, assim com a distância entre as coisas, o que torna o mundo para elas muito maior.

Durante esses períodos seus bebês podem apresentar um comportamento um pouco diferente do habitual, afinal, estas novas descobertas trazem consigo a vontade de fazer o que se aprendeu cada vez mais, mas também uma certa insegurança deste mundo cada dia maior.

Esses períodos podem interferir no sono por um determinado período (1 a 2 semanas), quando esta fase passa, o bebê volta ao seu comportamento anterior. Porém se a cada despertar os pais intervém desnecessariamente, podem inserir novos hábitos e após o salto ir embota, estes hábitos permanecem.

Como agir?

Seu bebê pode ficar inseguro, acolha-o sempre que preciso, mostre-se presente mas permita que ele mantenha a sua independência.

Pode despertar mais a noite e permanecer períodos acordados treinando a nova habilidade. Se o seu bebê esta seguro, bem, feliz, treinando a nova habilidade, não interfira, monitore pela babá eletrônica. Permita que ele pratique a habilidade. Não vamos conseguir fazê-lo dormir a força. Quando ele começa a reclamar e você perceber que ele esta chorando ou frustrado, vá até a criança, a conforte e auxilie se preciso a relaxar e adormecer.

Interfira se perceber algum risco como quando os bebês aprendem a rolar mas não sabem retornar ou estirem presos.

Não force seu bebê a deitar, se preciso deite-o de tempos em tempos mas não faça disto uma guerra.

1 visualização

(14) 9.9801-5897