(14) 9.9801-5897

Quando transferir do berço para a cama?

Atualizado: 6 de Ago de 2019

Não existe muita regra para quando fazer a transição do berço para a cama, mas a sociedade brasileira de pediatria recomenda que aconteça próximo dos 3 anos, momento que algumas crianças desejam mais liberdade.

Antes disso, algumas questões precisam ser levadas em consideração para a decisão. Não se precipite em fazer a mudança por um impulso, avalie para ter a melhor decisão.


Algumas mães desejam fazer a mudança quando o bebê resolve se aventurar e pular o berço. Antes da mudança temos algumas estratégias como retirar tudo de dentro do berço que sirva de trampolim ou transferir para o berço desmontável. Caso isso não resolva, mudar para a cama será possivelmente o próximo passo.


Avaliar a personalidade da criança é outro ponto importante, a maioria dos bebês sente maior segurança no berço pela limitação do espaço e quando são transferidos para a cama não sabem lidar com a falta de limites, o que pode trazer insegurança e interferir no sono.


Se a sua decisão for mesmo pela cama, um último e fundamental ponto é a segurança. Um bebê na cama tem maior liberdade e consequentemente maiores riscos. Avalie se não há nada no quarto que ele possa se machucar, tomadas, objetos soltos e a possibilidade dele sair do quarto e transitar por outros cômodos sem supervisão.

6 visualizações