O temperamento afeta o sono?

“Meu Deus esse menino faz igual ao pai dele!” Quem nunca ouviu ou falou essa frase?


O temperamento é uma combinação de características herdadas geneticamente e tem grande influência em nosso comportamento.

O temperamento influencia todas as nossas ações, desde nosso humor, comportamento, alimentação e no sono também.


Conhecer as características do seu bebê te ajudará a guiar as suas necessidades. Não há receita de bolo, o que uma amiga sua fez com o bebê dela, não necessariamente dará certo para o seu, pois são pessoas diferentes, possivelmente com temperamento diferente e inseridos em uma família diferente, que também influencia no comportamento.


  • Suas reações são INTENSAS? Movimentos intensos, explosão de choro ! Crianças intensas podem demorar mais para se acalmarem e aceitar o sono.

  • Seu bebê é muito SENSÍVEL? Reage a qualquer estímulo, se incomoda com etiquetas, precisa da temperatura ideal para dormir.

Vocês podem precisar de um ambiente mais tranquilo, roupas de cama confortáveis e talvez ao menor sinal da fralda cheia já desperte.

  • Como seu bebê se ADAPTA às mudanças? Chora muito quando sai da rotina, fica chateado com surpresas ou se adapta lentamente às mudanças!

Pode haver dificuldade na mudança entre as atividades, deixar a sala e se preparar para dormir pode ser um problema. Uma rotina consistente e avisos prévios podem ajudar.

  • Qual é o seu NÍVEL DE ENERGIA? Muito ativa, roda o berço todo, mesmo sentada não para de se movimentar!

Crianças muito ativas podem precisar gastar sua energia durante o dia para estarem suficientemente cansadas a noite para adormecer.


Essas são algumas características de temperamentos. Em todas cada criança pode variar, sendo mais marcante ou não.


Entender como é o temperamento do seu bebê te ajudará nos momentos do sono.


Conta aqui, você identificou o seu filho?


4 visualizações

(14) 9.9801-5897