Meu leite é fraco!

Dizer que o leite é fraco é um mito muito antigo e uma resposta fácil para justificar o insucesso da amamentação, encobrindo os inúmeros problemas que podem interferir no sucesso do aleitamento materno.


Então vamos acabar com este mito! Não existe leite fraco, em nenhum momento da amamentação e em nenhuma fase do leite (colostro, leite de transição e leite maduro).


Assim que o bebê nasce ele recebe o colostro, um fluido amarelado, de pequeno volume, rico em proteínas, minerais, fatores de proteção e contém menos carboidratos e gorduras.Assim começa o mito, pelo aspecto do colostro e sua quantidade. Porém, ele é perfeito para a adaptação do bebê, pequeno volume e rico em fatores de proteção.


Ao nascer o estômago do bebê é pequeno, cabendo pouca quantidade de leite, e o leite materno por sua vez, é de fácil digestão, o que faz com que o bebê recém-nascido mame muitas vezes por dia, outro fator que levam as pessoas a acreditarem que o leite é fraco.

A verdade é uma só, o leite materno é o melhor alimento que o bebê possa receber, perfeito em todos os aspectos, volume, aspecto e composição. Porém, no caminho de uma alimentação perfeita podem acontecer inúmero percalços que podem interferir no aleitamento materno.


Confiar na sua capacidade de amamentar é o primeiro passo, ansiedade eestresse são fatores que atrapalham na produção e descida do leite.


Não dê importância à pitacos e opiniões alheias, apesar de todos quererem ajudar pode atrapalhar bastante, aumentando o estresse e a insegurança materna.


Se informar durante a gestação é uma importante ferramenta para sentir-se segura nos primeiros dias após o nascimento.


Amamentar em livre demanda é fundamental, mantém a capacidade do organismo materno de produzir a quantidade de leite necessária ao bebê. Quanto mais mamar, mais leite será produzido.


Apoio nos primeiros dias após o nascimento é crucial para o sucesso do aleitamento materno, se necessário procure um profissional capacitado para receber informações corretas.


1 visualização

(14) 9.9801-5897