Amigo do sono

Quem aí ganhou no chá de bebê uma naninha e não sabia o que fazer com ela após o nascimento do bebê?

Não sabe se pode dar ao bebê, se não pode, se é perigoso, se ajuda ou já ofereceu ao bebê e ele nem deu bola!


Hoje, vamos falar um pouco sobre o “Amigo do sono”.


Conhecido como objeto de transição, esse termo foi usado pela primeira vez em 1953, pelo pediatra e psicanalista inglês Donald Winnicott. Seu uso surge na fase de separação do cuidador. Com o desenvolvimento, o bebê percebe que ele e seu cuidador, normalmente a mãe, não são a mesma pessoa, o que o faz buscar um objeto para essa fase de transição, o apoio de que precisa, especialmente na hora de dormir.


Nem todas as crianças vão eleger um objeto de transição, ou ele pode ser tão subjetivo, como uma parte do corpo, pegar na orelha por exemplo, que passa desapercebido.


Ele deve ser escolhido pelo seu filho! Não temos como obrigar a criança a ter um objeto de transição, a escolha muitas vezes acontece de forma aleatória e pode ser um paninho, cobertor, travesseiro, um boneco ou naninha.

Ter um objeto de transição é saudável! Diminui a ansiedade do bebê nos momentos de separação da mãe, além de marcar uma fase importante do desenvolvimento psíquico.


**Como ajudar seu bebê a escolher um objeto de transição?


Após nos 5 meses (por questões de segurança), você já pode oferecer ao seu bebê uma opção. Nesta idade é importante que seja pequeno (exemplo: um paninho de boca), leve, sem risco de ir ao rosto e o bebê não ter capacidade de retirar. Após os 7 meses o bebê já tem mais controle e você pode oferecer algo um pouco maior como um bonequinho.


Idealmente quem escolhe é o bebê! Você pode oferecer opções, mas a escolha sempre será dele!


Dê preferência a bonecas ou bichinhos com olhos, braços e pernas (se atente para que não tenha nada que possa se soltar e a criança engolir como nariz e olhos).


Ofereça algumas opções e deixe o bebê escolher, se já falar, ajude a escolher um nome.


Utilize em todos os momentos relacionados ao sono, soneca, ritual do sono, adormecer e sono noturno. Incentive o apego, lembre seu bebê de chamar o amigo, coloque-o esperando sair do banho, chame para ler o livrinho antes de dormir.


A sua parte agora é reforçar a presença do amigo do sono!

6 visualizações

(14) 9.9801-5897