(14) 9.9801-5897

Amamentar Gêmeos

A amamentação é um tema que gera muitos medos e ansiedade nas mães, especialmente as de primeira viagem. Durante a gestação, as mães se preocupam se serão capazes de amamentar seus bebês de forma exclusiva, quais dificuldades terão, enfim, uma infinidade de questionamentos! E amamentar gêmeos? Hummmm, preocupação dobrada!

Claro! É natural que mães de gêmeos se apavorem ao pensar nos cuidados após o parto e em especial na amamentação. Será que darei conta? Produzirei leite suficiente?

Muitos acham impossível o aleitamento materno para gêmeos, mas você acha que Deus faria uma mãe engravidar de gêmeos e não ser capaz de amamenta-los? Ah com certeza não.

Deus criou uma máquina perfeita, o nosso corpo! Sim, somos capazes de amamentar múltiplos bebês.

A produção do leite materno está relacionada à demanda. Quanto mais vezes for oferecido o seio materno, maior será a quantidade de leite produzido pela mama. Então, quanto mais os seus bebês mamarem, mais leite será produzido. É assim que o organismo regula a produção de leite.

As mães de gêmeos em aleitamento materno exclusivo, aos 6 meses de idade das crianças, oferecem o seio materno em torno de 15 vezes ao dia, produzindo de 830 a 2.160 ml de leite por dia.

Minha intenção não é mostrar que amamentar gêmeos é fácil, porque não é mesmo! Exigirá muito mais da mãe, afinal são dois bebês e você terá que ser uma Super mãe, e eu não duvido da capacidade de nenhuma de nós. Quando pensamos nos benefícios do leite materno, da amamentação tanto para nós mães como para os bebês, tiramos coragem e nem sabemos de onde. Por isso, para mães de gêmeos o apoio familiar e de um profissional capacitado é ainda mais importante. A família precisa apoiar, ajudar, essa mãe precisará se doar ao seus bebês. Precisará de um companheiro presente, de um familiar que lhe apoie, alguém para compartilhar as tarefas domésticas.

O sucesso da amamentação não depende apenas da mãe, muitos fatores interferem para o sucesso ou não, inclusive os bebês e a rede de apoio.

Aqui vão algumas dicas para mães de múltiplos:

· Ofereça o seio simultaneamente ao bebês. Isso aumentará a produção e reduzirá o tempo que você gastará para amamentar;

· Mantenha-se bem alimentada;

· Hidrate-se;

· Descanse;

· Converse com mães de múltiplos que amamentaram;

· Procure um profissional capacitado para te orientar e apoiar.

Mãe, informe-se durante a gravidez, busque o máximo de conhecimento, peça apoio à sua família, a um profissional capacitado e acima de tudo, acredite na sua capacidade de amamentar, você é uma máquina perfeita!

0 visualização