(14) 9.9801-5897

Amamentação e a primeira hora de vida

Os fatores que interferem no sucesso da amamentação começam muito cedo, desde as primeiras horas de vida.

Não é a toa que amamentar na primeira hora de vida é o 4º passo dos “10 passos para o sucesso do aleitamento materno” da Iniciativa Hospital Amigo da Criança.

“Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto”.

Logo após o nascimento, bebês estáveis e em boas condições, devem ser colocados em contato pele a pele com a mãe, sobre seu tórax sem interrupção até que o bebê através dos seus reflexos e das fases de comportamento encontre o peito e realize a primeira mamada. Isto pode levar uma hora ou mais. O bebê pode não fazer uma mamada vigorosa, mas a mãe não deve se preocupar.

Neste momento, mãe e bebê estão em elevado estado de alerta, que pode durar até 2 horas após o nascimento, logo após o bebê pode adormecer por 24 horas.

O contato precoce entre mãe e bebê gera inúmeros benefícios, auxiliando na regulação da temperatura corporal, respiração e frequência cardíaca.

Favorece a mãe, reduzindo as chances de hemorragia pois, a ocitocina liberada durante a amamentação contrai o útero materno.

A pele, trato respiratório e gástrico do bebê são colonizados pela flora materna, que tende a ser não microrganismos não patogênicos (não causam doença) e fatores imunológicos, além de favorecer o vínculo entre mãe e filho.

O colostro ingerido precocemente, auxilia na passagem da bilirrubina através do mecônio (primeira evacuação) evitando quadros de icterícia.

Estudos apontam que mães que iniciam a amamentação na primeira hora, prolongam o período de amamentação.

“Muitos estudos comprovaram a influência da primeira mamada na diminuição da mortalidade infantil. Estudo realizado em Gana, comparou dois grupos de crianças, um com aleitamento materno na primeira hora de vida e outro sem essa prática e houve uma redução de 22% na mortalidade neonatal por qualquer causa. O estudo comprovou uma diminuição risco de 4 vezes na mortalidade dessas crianças, quando exclusivamente amamentadas ao seio.” (trecho retirado do site: https://euapoioleitematerno.wordpress.com/2014/10/20/aleitamento-materno-na-primeira-hora-de-vida/. Acesso em 31/03/2017 as 10:36).

Sabemos que o contato precoce entre mãe e bebê nem sempre é respeitado nos hospitais. Converse com seu médico ainda no pré-natal e expresse seu desejo de manter-se junto ao bebê desde o nascimento.

#amamentacao #momyassessoria #primeirahoradevida

0 visualização